História do trabalho

01/05/2022

Ao longo da história, o homem foi aprendendo a sobreviver através do trabalho de suas mãos e, com a evolução da humanidade, as formas de trabalho foram se modificando.

O trabalho primitivo foi o primeiro regime de trabalho em que o ser humano buscou satisfazer suas necessidades básicas como se alimentar e se abrigar, elaborando ferramentas de pedra, espinhos e lascas de árvores. Depois, o homem passou a plantar e estocar alimentos e riquezas, surgindo outras formas sociais de interação. No final da Idade Média (séc. XV), surgiram as caravanas de mercadores ambulantes que se instalaram ao redor dos grandes castelos da Europa, onde ocorria a comercialização de produtos. Na medida em que o comércio foi aumentando, surgiram novas técnicas e oficinas. Já no século XVIII, com a criação de grandes indústrias os trabalhadores do campo foram para as cidades em busca de oportunidades de trabalho.

Para que novas profissões despontem, o ciclo é sempre o mesmo. O mercado sente a necessidade de uma determinada atividade, demanda mão de obra e acontece um movimento de contratação dos profissionais qualificados. Essa procura faz com que novos cargos sejam criados, novas profissões ganhem espaço e outras profissões existentes sejam adaptadas.

Profissões Atuais

O avanço tecnológico é um aspecto da grande mudança que estamos vivendo atualmente. A profissão de Youtuber¹é uma carreira muito nova e o mesmo acontece com oGamer², mas a criação de novos tipos de carreira não é um privilégio apenas da área de tecnologia. Recentemente, surgiram novas especializações no setor de beleza que convivem com atividades mais antigas como, por ex., designer de sobrancelhas, de cílios, de unhas, personal stylist³. A fotografia também é um setor que vem investindo e inovando, criando produtos e serviços como miniensaios através de cenários elaborados para ocasiões especiais, criando oportunidade de fotos especiais.

* Youtuber¹ - cria canal no site do Youtube e publicam vídeos.

* Gamer² - joga e participando de competições.

* Personal Stylist³ - cuida do visual realçando a beleza natural de seus clientes.

De acordo com um levantamento realizado pelo LinkedIn, as profissões mais procuradas são as que tiveram maior crescimento em termos de contratação até o fim de 2020. Foram analisados mais de 15 mil cargos. Destacaram-se as seguintes carreiras:

1 - Médicos especializados- A pandemia deixou ainda mais em evidência a necessidade de profissionais da área da saúde.

2 - Cargos em tecnologia- carreiras como engenheiro de software, desenvolvedor full stack¹, designer de interface do usuário²e analista de segurança da informação³.

*Desenvolvedor full stack¹ - atua no desenvolvimento de sites e plataformas.

* Designer de interface do usuário²- Programa a aparência de softwares, site ou aplicativos para facilitar a usabilidade e a experiência do usuário.

*Analista de segurança da informação³ - Analisa sistemas, levanta vulnerabilidades, mapeia riscos e implementa soluções para segurança de ambientes e dispositivos informatizados.

3 - Farmacêuticos e pesquisadores

4 - Cargos em venda e desenvolvimento de negócios- profissionais qualificados para orientar empresas e clientes a tomar decisões de investimento.

5 - Especialista em e-commerce- As compras on-line nunca estiveram tão em alta.

6 - Profissionais autônomos de conteúdo digital- As mídias sociais também estão em alta. Diferentes formatos a serem explorados como vídeos, podcasts, imagens, entre outros.

7 - Especialistas em marketing digital - As principais áreas são: SEO, growthhacking, marketing de performance, branding, ente outras.

*Analista de SEO- responsável por procurar palavras-chave que possam ser usadas para obter um bom ranqueamento nos motores de busca e, com isso, atrair mais visitantes ao site.

*Growth hacker- atua na criação, desenvolvimento e análise de testes para melhorias contínuas do processo de um negócio

* Marketing de performance- otimiza campanhas, cria e analisa relatórios detalhados para descobrir oportunidades de melhora

* Gerente de branding -responsável por cuidar da imagem e da ressonância de uma marca, adaptando suas estratégias e comunicação para seu público-alvo.

8 - Profissionais de finanças- A turbulência na economia gerada pela crise da pandemia instituições como bancos e corretoras passaram a contratar mais assessores.

9 - Telemarketing - As empresas estão buscando desenvolver um bom relacionamento com seus clientes para obter melhores resultados.

10-Cargos de apoio a saúde- Balconistas de farmácias, encarregado médico, consultor de saúde, gerente de operações clínicas.

11 - Serviços criativos -Com a pandemia, as empresas passaram a contar com profissionais autônomos, de escritores a ilustradores, para trabalhar em projetos.

12 - Análise de dados- Os dados são essenciais para que as empresas possam tomar as melhores decisões em suas estratégias. Cargos como analista e cientista de dados são uma tendência.

13 - Cargos de sucesso do cliente - As empresas estão procurando maneiras de atender seus consumidores.

14 - Profissionais do setor de varejo - Para muitos negócios foi necessário transferir a sua operação para o ambiente online e lidar com o crescimento no fluxo de suporte ao cliente.

15 - Especialista em saúde mental - A necessidade de apoio a saúde mental vem crescendo em todo o país.

O Dia do Trabalho, em diversos países do mundo, é comemorado no primeiro dia de maio, sendo que no decorrer do mês, várias profissões são lembradas. O Leitura Feliz aproveita a oportunidade para destacar e homenagear os profissionais da FUNSAI que têm, neste mês, um dia dedicado à sua profissão.

São eles:

Artista Plástico- dia 8

O artista plástico é aquele que conhece as técnicas de manuseio de diversos materiais (tinta, argila, madeira, gesso etc.) criando obras de arte. É um profissional criativo e sensível, que muitas vezes se dedicar a ensinar essas técnicas e estimular a criatividade de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Cozinheiro- dia 10

A cozinheira prepara as refeições combinando os diferentes temperos para os diferentes tipos de pratos (doces e salgados), assegurando a qualidade de todos os alimentos e ingredientes usados.

Enfermeiro - dia 12

A enfermeira é profissional da saúde que realiza os primeiros socorros, registra sinais e sintomas apresentados pelo doente, faz curativos e presta assistência garantindo a aplicação correta de medicamentos receitados pelo médico.

Assistente Social - dia 15

O assistente social faz a análise, a elaboração, a coordenação e a execução de planos para que as políticas e os direitos sociais sejam acessíveis para a população. Ele está presente nas demandas envolvendo educação, saúde, previdência, cultura, assistência social entre outras.

Pedagogo - dia 20

Profissional que contribui para a qualidade do ensino-aprendizagem, fortalecendo a construção do conhecimento e pensando formas de romper barreiras e levar o indivíduo ao desenvolvimento.

Técnico de Enfermagem - dia 20

É o profissional que oferece apoio ao enfermeiro em diversas atividades, dando assistência a pacientes, observando e registrando sinais e sintomas, fazendo curativos e ministrando medicamentos.

Por CAJ