MADRE ANA MARIA JAVOUHEY FUNDADORA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CLUNY

01/08/2022

Ana Maria nasceu em Jallanges, França, no dia 10 de novembro de 1779. Seus pais eram: Baltazar Javouhey e Claudina Perizor. Era a filha mais velha de 7 irmãos.

Muito cedo se distinguiu pela sua liderança e pelo zelo em prol da Igreja, perseguida, durante a Revolução Francesa.

Ainda que contrariasse a vontade do pai, começou a dedicar-se à catequese e a acolher as crianças órfãs e desamparadas, vítimas da revolução.

Com o passar do tempo, sentiu que Deus lhe pedia algo mais e ela percebeu que só por meio da vida religiosa poderia responder a esse apelo.

Depois de estar em duas ordens religiosas, Ana Maria sente que deve fundar uma Congregação que tenha por carisma libertar para a Vida em Abundância, a qual ela vai descobrindo nos acontecimentos e nos sinais dos tempos.

Ela escolhe como padroeiro São José, porque era um homem justo, de oração, humilde, silencioso e de trabalho. Qualidades que ela queria para si e suas filhas.

Por quê "Cluny"? A antiga abadia dos monges cistercienses em Cluny (França), foi a sede da primeira casa de formação da Congregação. A partir daí, para distinguir o Instituto nascente de outros já existentes na região sob o mesmo nome "São José", o povo passou a chamar a família religiosa fundada por Ana Maria Javouhey de "Irmãs de São José de Cluny", o que a identifica até hoje.

Inicia o projeto de fundação com suas três irmãs, um irmão e algumas jovens, as quais se encantam com a proposta. Mediante a sua audácia, a congregação se expande na França. Em 1817, partem para o continente africano as primeiras missionárias francesas. Tal experiência leva Ana Maria a conhecer o horror da escravidão e a partir desse conhecimento ela vai empregar todos os meios para promover a dignidade do povo negro da sua época.

Surgem a seguir inúmeras fundações, e quando a 15 de julho de 1851, ela parte para junto do Pai, deixa a Congregação implantada nos cinco continentes e cerca de 1221 irmãs, prontas para continuarem na Igreja a sua intuição profética.

O seu ideal de ver o Evangelho chegando, mais por atos do que por palavras, a todos os corações sem distinção de raça, religião, cultura ou classe social, mas com especial atenção pelos mais pobres, continua vivo graças à atuação de cada Irmã de São José de Cluny presente no mudo inteiro.

São duzentos e quinze anos a serviço de Deus e da humanidade.


Sua Espiritualidade, Sua Missão:

 - Desejo fazer a Vontade de Deus e nada mais.

- Como sou feliz! Fui chamada a alimentar e a vestir os pobres de Jesus Cristo.

- Temos necessidade de adquirir espírito interior e de oração. Com este duplo espírito não há perigo em parte alguma.

- A humanidade é o mais belo ornamento de uma religiosa.

- Conservemos a paz a todo custo, dá-la-emos a todos os que nos rodeiam.

- Quando somos de Deus já não nos pertencemos. Devemos querer o que Ele quer.

- Nada temo: Jesus está comigo.

- Com uma vontade forte fazem-se grandes coisas.

- Temos de ser do nosso tempo para ganhar todos para Deus.

- Nunca desanimem. Deus leva-nos pela mão.

- Que todos os nossos passos sejam para a glória de Deus.

- Quando só procuramos a Deus, nunca nos enganamos.

- Fazei tudo por amor a Deus. Seja a Santíssima Virgem o nosso modelo em tudo.

Fatos Importantes

1779 - 10 de novembro: nascimento de Ana Maria Javouhey, em Jallanges, França.

1795 - Em plena revolução francesa com 16 anos, mantém viva a chama da fé, instruindo crianças, protegendo sacerdotes, facilitando os atos do culto.

1795 - 11 de novembro: Ana Maria consagra-se totalmente a Deus.

1807 - 12 de maio: fundação oficial da Congregação.

1817 - A Fundadora começa a enviar irmãs para as missões: Reunião, Senegal, Guiana, Antilhas, S. Pedro de Miquelon, Índia, Polinésia.

 1840 - Ordenação dos três primeiros padres senegaleses.

1842 - Libertação do primeiro grupo de escravos.

1851 - 15 de julho: em Paris, Ana Maria Javouhey entrega a sua alma a Deus.

1950 - 15 de outubro: sua Beatificação.

2014 - 03 de dezembro: chegada das Irmãs de São José de Cluny na Funsai, exercendo o trabalho na Pastoral do CAJ.

Duzentos e quinze anos depois, as Irmãs de São José de Cluny continuam presentes nos 5 continentes e somam hoje mais de 53 nacionalidades. Servem a todos, com especial atenção aos mais pobres. Por intermédio de diversas atividades realizadas no campo da saúde, educação e pastoral, trabalham pela promoção da vida e procuram tornar vivo o carisma desta mulher forte, destemida, mas ao mesmo tempo, simples e discreta, a exemplo de São José.

Celebramos sua festa no dia 15 de julho, aniversário de sua morte, pedimos a sua intercessão para que junto de Deus ela interceda por toda a Funsai, a família do Conde José Vicente, a Diretoria, Conselheiros, funcionários, colaboradores e atendidos.

Bem-aventurada Ana Maria Javouhey, rogai por nós.

Jovem, você também é chamada a doar a sua vida ao Senhor no serviço aos irmãos(ãs) mais necessitados. Procure-nos! Venha e faça o seu discernimento vocacional.

Leitura Feliz | Sua Fé