Mães Na Quarentena

01/05/2021

Ser mãe é, e sempre foi, um grande desafio. E ele se tornou ainda maior quando, há um ano, tantas mães tiveram suas vidas atropeladas por um mundo em uma outra dinâmica: o da pandemia do novo coronavírus.

Apesar da necessidade de isolamento e distanciamento social, há as que correm riscos diários se expondo nas atividades de linha de frente contra a pandemia e as que viram seus planos de futuro serem afetados pelo medo. Outras vivem um malabarismo para trabalhar, estudar, cuidar dos filhos e das atividades domésticas. E também, aquelas que sofreram perdas que vão muito além de suas rotinas. Em meio a experiências tão diferentes é inegável que sofreram mudanças profundas em suas vidas, intercaladas com ondas de culpa, estresse, resignação, medo e insegurança.

Esta história ainda tem muitos capítulos a serem escritos, e, no momento, um capítulo com cara de ficção científica parece cobrar ainda mais força e braveza das mulheres, em especial das mulheres mães. As crianças ficaram sem poder ir às escolas, creches, casas dos avós. Pais e mães, desde que possível, tiveram que se adaptar à nova rotina de trabalho remoto e de trabalho doméstico. A maternidade agora precisa ser exercida 24 horas por dia.

Mães precisam lavar, trabalhar, passar, trabalhar, cozinhar, trabalhar, cuidar, trabalhar, brincar, trabalhar, distrair, trabalhar, ensinar, trabalhar, preocupar, trabalhar e não surtar. E, na maioria das vezes, as atividades são feitas todas ao mesmo tempo.

Ser mãe em meio à pandemia, é também se reinventar na cozinha e nas atividades educativas, fazer tudo que era inimaginável dentro de casa, e, de presente, ganhar sorrisos e abraços. Ser mãe, e ser humano, nesta pandemia nos faz pensar e perceber que os tempos são difíceis, mas são mais leves quando temos quem amamos junto de nós fisicamente, ou mesmo que só em pensamento.

Por CAJ