MARIA GABRIELA UMA VIDA DEDICADA A FUNSAI

31/01/2023

Maria Gabriela nasceu na colina do Ipiranga, em 08 de setembro de 1922, filha do maestro e comendador Furio Franceschini e de Maria Angelina de Vicente Azevedo Franceschini. Era neta do Conde José Vicente de Azevedo, Instituidor da FUNSAI, viúva do engenheiro João Baptista Vaz de Almeida, mãe de Maria Elisa e avó de Ilana.

Construiu toda a sua vida no bairro em que nasceu e trilhou uma história de realizações beneméritas, com determinação e fé cristã.

Para Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida, ou Tia Gabi, como era chamada carinhosamente, o segredo da longevidade era trabalhar, andar e orar, independente da ordem, e tudo regado a bom humor.

Formada em Magistério pelo Colégio Sion e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da FAI (Faculdade Associadas do Ipiranga). Lecionou biologia educacional durante 30 anos no Colégio Estadual Alexandre de Gusmão.

Integrou o Conselho da FUNSAI - Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga por mais de 50 anos e exerceu o cargo de Presidente, de 2000 a 2018, sendo em seguida agraciada com o título de Presidente de Honra. Foi uma grande colaboradora e realizadora do Museu Vicente de Azevedo, sendo responsável pelo completo estudo de genealogia do casal Vicente de Azevedo.

Na Clínica Infantil do Ipiranga, atuou como secretária do Dr. Augusto Gomes de Matos, cofundador e diretor da entidade. Para melhorar o desempenho de suas funções Maria Gabriela voltou a estudar aos 75 anos: fez pós-graduação em Administração Hospitalar pela Universidade de São Paulo (USP).

Como Associada da Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré foi Presidente da Assembleia. Por mais de 60 anos, trabalhou voluntariamente no Hospital Dom Alvarenga, antiga Clínica Infantil do Ipiranga, sendo eleita Diretora-Geral em 1998. A partir de 2016, assumiu o cargo de Vice-Diretora-Geral, no qual permaneceu até 2021.

Maria Gabriela era incansável. Antes da pandemia, realizava suas atividades presencialmente na FUNSAI, sempre prezando pelo crescimento e bom funcionamento das atividades na Instituição. 

Animada e intensa, Maria Gabriela tinha um círculo de amizades grande. Não recusava convite para festas. E era em sua casa que anualmente, um domingo antes do Natal, ocorria um almoço para toda família. O almoço de Natal da Tia Gabi era uma tradição.

Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida faleceu no dia 16 de março de 2022 aos 99 anos.