MVA Série: A Ética de José Vicente de Azevedo

01/03/2022

José Vicente de Azevedo e a Educação.

José Vicente de Azevedo, criador da Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, desde cedo demonstrou ter grande interesse pela educação. Aos 16 anos completou um livro manuscrito de Geografia, chamado "Brasil"; com ele dava aulas particulares a colegas mais novos e atrasados na escola onde morava em Lorena, província de São Paulo.

Além de advogado e político, foi professor. Iniciou sua carreira no ensino público em 1894 quando prestou concurso e foi nomeado professor para a Cadeira de Geografia e Cosmografia no Ginásio do Estado da cidade de São Paulo. No ano seguinte, conquistou a Cátedra de Geografia no Curso Anexo da Faculdade de Direito de São Paulo, ocupando o cargo por 39 anos até a extinção daquele curso.

Relatos de seus ex-alunos mostram que o professor José Vicente era sério, mas não deixava de trazer o seu bondoso coração para as salas de aula.

No Ipiranga, dentre seus inúmeros projetos para ajudar o próximo, dois tinham finalidade de promover o ensino dos jovens.

Criou o Grupo Escolar São José, construído e mantido integralmente por ele por 35 anos, tendo sido a primeira escola primária do bairro do Ipiranga. Seu projeto das Oficinas de São José tinha a intenção de profissionalizar jovens para que saíssem da escola com mais chances no mercado de trabalho. A escola SENAI Conde José Vicente de Azevedo, foi de certa forma a realização desse sonho, já que a família do Conde José Vicente ofereceu, em comodato, ao SENAI o terreno para a sua construção.

Conde José Vicente de Azevedo no Grupo Escolar São José ao lado suas filhas Maria Angelina e Maria Carmelita, a Diretora da escola, D. Laura Prestes Barra, professoras e alunas. Década de 1930. Acervo do Museu Vicente de Azevedo.
Conde José Vicente de Azevedo no Grupo Escolar São José ao lado suas filhas Maria Angelina e Maria Carmelita, a Diretora da escola, D. Laura Prestes Barra, professoras e alunas. Década de 1930. Acervo do Museu Vicente de Azevedo.

Em todas as áreas em que atuou, o Conde José Vicente de Azevedo deixou clara a importância que dava à educação para o desenvolvimento integral do ser humano. 

Esta e outras histórias estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da FUNSAI.

Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua conectada com o nosso bairro? Fale conosco!

Tel.: (11) 2215-6900

E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br