Nutrição e saúde nas fases da vida da mulher

01/02/2022

As necessidades nutricionais mudam conforme as fases da vida da mulher. Como o corpo feminino passa por mais estágios de transformação, a nutrição precisa se adequar para manter a saúde.

Infância

Cuidar da alimentação durante a infância é prevenir que no futuro as crianças não tenham problemas de saúde, doenças como colesterol alto, obesidade, diabetes, anemia entre outras.

Esse cuidado é o melhor investimento que pode ser feito para a saúde infantil, e será refletido na vida adulta. Dessa forma, a alimentação nessa fase precisa ser variada e saudável, priorizando o consume de frutas e vegetais e evitando o consumo dos alimentos industrializados.

Adolescência

O corpo da adolescente passa por várias mudanças, já que é uma fase de crescimento acelerado (o corpo de uma criança vai se transformar no corpo de um adulto). Alimentar-se de forma saudável nessa fase vai garantir bom desenvolvimento físico e intelectual. A adolescente precisa garantir a saúde dos ossos e dentes; para isso, é importante consumir alimentos ricos em cálcio e vitamina D como, leite, iogurte, vegetais de folha verde escura e gema de ovo. É também nessa fase que acontece a menarca (primeira menstruação) e para prevenir o risco de anemia devido à perda de sangue é importante o consumo alimentos fonte de ferro, encontrado nas carnes magras, ovos, leguminosas (feijões e grãos), vegetais verdes escuros e cereais integrais.

Adulta

Para essa fase, a alimentação da mulher precisa valorizar a individualidade e estilo de vida. As refeições precisam advir de boas escolhas alimentares, com muitas cores no prato, garantindo os nutrientes de todos os grupos alimentares para manter a saúde nessa fase da vida.

Gestação

A gestação é um período marcado por inúmeras mudanças. Com relação à alimentação durante a gestação, as necessidades nutricionais aumentam, e o recomendado é que a alimentação seja saudável e variada com vista à saúde do binômio mãe-filho.

Alguns alimentos que não podem faltar na rotina alimentar da gestante:

Hortaliças verdes escuras (couve, espinafre, agrião, almeirão, mostarda, brócolis, rúcula) fornecem grande quantidade de minerais, vitamina A, K, fibras, ácido fólico, cálcio, ferro.

Frutas vermelhas (morango, acerola, mirtilo, framboesa, cerejas) são fontes de vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio e fibras.

Gorduras boas (Abacate, azeite, castanhas do Pará, caju, nozes) são fontes de zinco, potássio, fibras, magnésio e vit E.

Iogurte (aquele que é feito somente de leite e fermento lácteo) boa fonte de proteína, cálcio e contém probiótico que melhora a flora intestinal.

Peixessão ótimas fontes de vitamina A, D e ômega 3.

Menopausa

Início da menopausa e alguns efeitos indesejados começam a surgir, como a mudança na composição corporal (perda de massa muscular e ganho de gordura), irritabilidade, cansaço, onda de calor, ansiedade, nessa fase é fundamental atividade física e uma alimentação equilibrada para ajudar a amenizar esses e outros sintomas. Para isso, é necessário melhorar a ingestão de nutrientes como, magnésio, selênio, vitamina B12 e ácido fólico, encontrados nos peixes, castanhas, hortaliças, ovos, aves e alimentos integrais.

60+

Nessa fase é importante que as refeições sejam planejadas de modo que favoreçam o fornecimento adequado de nutrientes ao corpo e ajude a manter o peso saudável.

Quando a mulher idosa apresentar limitações para mastigar e engolir, a forma de preparo, a consistência, o tamanho dos alimentos e a quantidade que é levada à boca devem ser oferecidos de forma adequada. Os alimentos devem ser mais cozidos e cortados em pequenos pedaços, a aceitação das folhas refogadas pode ser melhor em a comparação das folhas cruas. As refeições precisam ser fracionadas, essa distribuição estimula o funcionamento do intestino que é queixa frequente nessa fase. 


Equipe de Nutrição FUNSAI

Por FUNSAI