O QUE É COMUNICAÇÃO?

01/03/2023

Comunicar é a capacidade de receber e passar informações, é troca de ideias, expressão dos sentimentos e compartilhar conhecimento, ou seja, interagir e se relacionar com o meio em que vivemos.

As primeiras formas de comunicação humana surgiram a partir da necessidade de sobrevivência e eram representadas por sinais, gestos, sons e desenhos.

Os homens primitivos utilizavam artefatos de pedra para destrinchar seus alimentos e só depois de muito tempo esses artefatos foram usados para a comunicação em forma de signos, (desenhos) nas paredes das cavernas. Através da quantidade de signos criados, houve a necessidade de uma organização desses desenhos para combinarem entre si e serem compreendidos. Foi então que o processo de evolução da comunicação aconteceu, surgindo os vários tipos de comunicar-se com o outro.

Existem 4 tipos de comunicação:

Comunicação verbal é a comunicação falada, em que se usa palavras para expressar o que pensa e sente.

Comunicação não verbal é a que ocorre sem fala expressa, é o uso da linguagem corporal, gestos e expressões para transmitir informações a outras pessoas.

Comunicação escrita é quando você transforma a linguagem falada em escrita, é o ato de escrever, digitar ou imprimir símbolos como letras ou números para transferir a mensagem.

Comunicação visual é o processo de transmissão e recepção de informações por meio de recursos visuais. São eles fotos, desenhos, mapas, placas, vídeos entre outros.

Uma das formas de comunicação verbal mais importante é o diálogo, pois permite que haja compreensão entre as pessoas, havendo,dessa forma o respeito entre as diferentes formas de pensamento e cultura.

Representado primeiro por Sócrates, e depois em Platão, dialogo é o processo de busca da verdade. O filosofo grego Platão acreditava que o dialogo era a única maneira de descobrir a própria alma com tudo aquilo de valioso e magnífico que cada um tem em si.