O QUE FOI A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA?

01/11/2022

Em um ano tão importante para o Brasil, onde comemoramos o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna de 22, não podemos deixar de compartilhar um pouco mais de nossa história, que por muitas vezes esquecemos...

Para isso iremos fazer uma "pequena" viagem no tempo... exatamente no ano de 1889, quando nosso sistema político, até então monarquia, tornou-se República.

O regime monárquico, regime político que regia o país, começou a ficar inadequado ao Brasil após o fim da Guerra do Paraguai em 1870, porém somente em 15 de novembro de 1889 este regime deixou de existir em nosso país.

"Certo... legal... e o que isso significa?" Você deve estar se perguntando... Antes desta data quem governava nosso país era a família real, mais especificamente a família do Imperador D. Pedro II. O povo na época estava preocupado pois após sua morte o trono seria ocupado por sua filha, a princesa Isabel (você já deve ter ouvido falar dela...) e seu esposo Gastão de Órleans, príncipe francês e Conde d'Eu. Isso gerou um grande desconforto no povo brasileiro, pois o país seria governado por um estrangeiro... como ele conseguiria entender as reais necessidades da população?

Diante desse incômodo, da crise econômica da época e entre outros fatores novas ideias de políticas foram surgindo e ganhando força em meio a sociedade, este momento ficou conhecido como movimento republicano, estruturado oficialmente em 1870, porém somente em 1889 o regime monárquico "caiu" dando origem ao novo regime político conhecido como república federativa.

A principal característica deste novo regime é que a partir desta data o povo iria escolher quem o governaria e não mais seguiria a linha de sucessão da família real. Conseguiu compreender o porquê esta data é tão importante? Foi a partir daí que realmente, nós, brasileiros, conquistamos nossa real autonomia, dando início ao que conhecemos hoje de política, com toda sua estrutura de presidência.

E quem foi o primeiro presidente do país?

Foi o Sr Marechal Deodoro da Fonseca, importante figura histórica, eleito pelo povo e representantes do então movimento republicano. Brasileiro, Deodoro da Fonseca era militar e participou de algumas campanhas militares, como a Revolução Praieira, o cerco de Montevidéu e a Guerra do Paraguai.

Quais mudanças o Brasil teve após a Proclamação da República?

Este acontecimento foi marcado por grandes mudanças, entre elas:

➔ Criação do Código Penal

➔ Reforma do Código Comercial do Brasil

➔ Implantação do Estado Laico

➔ Criação da Primeira Constituição da República

Conseguimos lhe explicar um pouco sobre a Proclamação da República? Esperamos que sim... e lembre-se, aqui foi apenas um pequeno, muito pequeno, recorte que fizemos deste grande marco histórico do Brasil.

Pesquise e leia mais sobre a nossa história, pois só assim conseguiremos fazer e ter as mudanças que desejamos para o Brasil, nosso país, nossa casa.

Fonte: Brasil Escola; Uol; História Digital