Pastoral da Criança

01/12/2021
Foto: Marcelo Rudini
Foto: Marcelo Rudini

Que a Pastoral da Criança foi fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela Dra. Zilda Arns Neumann e pelo, na época, arcebispo de Londrina, Dom Geraldo Majjela Agnelo.

A Pastoral nasceu preocupada em contribuir para a redução da mortalidade infantil. Por isso, as tarefas desenvolvidas têm como objetivo atender às crianças carentes desde o momento da gestação até os seis anos de idade, sendo acompanhadas pelas visitas mensais realizadas pelas líderes voluntárias da Pastoral.

As famílias também são assistidas em suas necessidades, na melhoria de suas condições, na compreensão de seus direitos e obrigações, na erradicação da violência dentro do lar.

As famílias são orientadas nas ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. E não tem distinção de raça, credo religioso, cor, profissão, sexo ou político.

Foto: Pastoral da Criança
Foto: Pastoral da Criança

As líderes da Pastoral, todas voluntárias e na maioria mulheres, normalmente integram a comunidade na qual atuam, o que lhes permite conhecer melhor a realidade familiar do ambiente que residem e melhor orientar as famílias

A Pastoral cresceu e hoje, está presente em mais ou menos 20 países diferentes. No Brasil, em média 260 mil voluntários se empenham em acompanhar pelo menos 1,8 milhões de crianças de 0 a 6 anos de idade; cerca de 100 mil gestantes acompanhadas, em 4.066 cidades do Brasil. Já reconhecido pelos estudos do Ministério da Saúde, a Pastoral contribuiu para reduzir a mortalidade infantil e a fome no Brasil.

Foto: Pastoral da Criança
Foto: Pastoral da Criança

Além das visitas domiciliares, os líderes da Pastoral reúnem todo mês as mães acompanhadas e filhos na Celebração da Vida, dia que é feita a pesagem das crianças e também são debatidos temas que contribuem para a paz nas famílias. É distribuído o folheto com os 10 Mandamentos para a Paz na Família.

A Pastoral acredita que a paz começa em casa, quando se ama ao próximo, quando se ama a si mesmo, quando se brinca com as crianças, quando se conversa e dá carinho e apoio aos filhos, quando se participa da comunidade, quando se busca o lado positivo, quando se partilha sentimentos e tem sinceridade, quando se respeita as diferenças, quando se dá bons exemplos e quando se pede desculpa pelos erros.