PASTORAL DA PESSOA IDOSA NA IGREJA CATÓLICA

01/10/2022
Imagem: www.ppi.org.br
Imagem: www.ppi.org.br

Fundada em 05 de novembro de 2004 por Dra. Zilda Arns, a Pastoral da Pessoa Idosa acompanha 170.000 (cento e setenta mil) pessoas idosas mensalmente, através de visitas domiciliares, por meio de 25.000 (vinte e cinco mil) Líderes Voluntários em mais de 1.000 (mil) Municípios em todo Brasil. Um trabalho realizado para promover a dignidade da pessoa idosa, de forma que tenha acesso aos seus direitos e seja valorizada. Há 15 anos atuando na área do envelhecimento, agrega conhecimento e compartilha experiência.

A Pastoral da Pessoa Idosa atua como um ponto da rede de proteção e garantia de direitos da pessoa idosa, estando presente junto às pessoas idosas acompanhadas, acolhendo suas demandas e realizando os encaminhamentos, contribuindo para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, o resgate de vínculos familiares e comunitários e um envelhecimento mais saudável, com qualidade de vida.

Todos os meses o voluntário da Pastoral realiza uma visita para a pessoa idosa da sua comunidade, levando afeto e conhecimentos na área do envelhecimento com temas relacionados à saúde, assistência social, espiritualidade e outros direitos humanos.Essa simples atividade de acompanhar as pessoas idosas mensalmente gera impactos positivos na qualidade de vida dos idosos, bem como, proporciona a diminuição de gastos de recursos públicos com internamentos hospitalares, uso de órteses e próteses, por exemplo. Isso porque, ao receber orientações como a prevenção de quedas em casa, a pessoa idosa fica mais protegida e sofre menos acidentes domésticos.

Diante da pandemia do Coronavírus as visitas na residência das pessoas idosas realizadas pelos líderes voluntários foram suspensas para evitar a circulação de pessoas, bem como, evitar o contágio.

A solução para manter as pessoas idosas informadas sobre seus direitos, estimulá-las a beber líquidos, fazer uma boa alimentação, se exercitar mesmo dentro de casa e cuidar da saúde emocional, dentre outros fatores que contribuem para um envelhecimento saudável, veio com o projeto "Ligue Para Uma Pessoa Idosa".Mesmo à distância, fazendo um telefonema, os líderes voluntários puderam continuar seu trabalho possibilitando que as pessoas idosas recebessem atenção, carinho e acesso às informações relevantes sobre seus direitos.

A Campanha Ligue para Uma Pessoa Idosa se estendeu para toda comunidade

Na condição de distanciamento e isolamento social imposta pela pandemia do Coronavírus, a Pastoral percebeu que a campanha poderia se estender à toda sociedade, ou seja, qualquer cidadão poderia ser estimulado a ligar para uma pessoa idosa conhecida, oferecendo seu apoio, expressando sentimento de companheirismo.

A campanha foi divulgada nas Mídias sociais, fazendo uso, por exemplo, de um Card (ilustração para redes sociais) e, também a hasthag #ligueparaumapessoaidosa. Redes de televisão e rádio divulgaram a campanha. Outro destaque foi a divulgação da campanha por parte de alguns clubes de futebol brasileiros que incentivaram os atletas e os torcedores a manterem contato com as pessoas idosas através de um telefonema.

Um gesto simples, gratuito, de fácil acesso para a grande maioria da população. Uma campanha totalmente possível de ser replicada, considerando que não envolve nenhum custo e o impacto social é relevante, pois além de beneficiar diretamente a pessoa idosa, promove a discussão sobre a importância de valorizar os que envelhecem, fomentando o assunto nos meios de comunicação de maneira positiva e propositiva.

A pessoa que faz o contato com o idoso poderá acionar a rede de serviços públicos locais para apresentar a necessidade da pessoa idosa, ou, quando possível, essa mesma pessoa pode fazer uma tarefa externa para a pessoa idosa, como, por exemplo, ir ao supermercado ou farmácia para ela. O mais relevante fator neste ato do contato telefônico é demostrar às pessoas idosas que elas têm com quem contar, que existe uma pessoa disponível e interessada em oferecer ajuda, que muitas vezes é apenas uns minutos de atenção, para evitar a solidão, a sensação de abandono e a depressão.

Portanto, qualquer um de nós pode participar ativamente desse projeto, fazendo contato com uma pessoa idosa conhecida, em especial, seus próprios familiares.

Fonte: https://www.vaticannews.va