POR QUE O 1º DE ABRIL É O DIA DA MENTIRA?

01/04/2023

Existem várias explicações para a origem do Dia da Mentira, mas a história mais famosa remonta ao século XVI. Naquela época, a data de comemorar a chegada do ano novo era de 25 de março a 1º de abril.

No entanto, em 1564, o rei Carlos IX da França instituiu um novo calendário, o calendário gregoriano. A partir desse momento, o Ano Novo passou a ser comemorado no dia 1º de janeiro. Mas demorou um pouco para muitos se ajustarem à mudança e continuarem comemorando a data do início de abril. Começando na França, a mania de travessuras neste dia se espalhou pelo mundo e continua até hoje.

O Dia da Mentira também recebeu o nome de Dia dos Bobos/Tolos.

No Brasil, o caso mais famoso ocorreu em 1848. Um jornal chamado A MENTIRA noticiou a morte do imperador Dom Pedro II, mas dois dias após a publicação, o jornal teve que negar o fato, alegando que era apenas uma piada de 1º de abril. Na verdade, Dom Pedro II morreu na França em 1891.

Mentiras históricas

As pessoas não são as únicas a mentir em 1º de abril. Reconhecendo a oportunidade das 'pegadinhas' as empresas começaram a aderir a data.

Um dos exemplos mais conhecidos é a emissora britânica BBC. Em 1980, a BBC anunciou que o governo britânico substituiria o relógio do Big Ben por um display digital. A mentira prometia que a primeira pessoa a ligar para a rádio ganharia de lembrança: um ponteiro do antigo relógio. Essa ação resultou em milhares de telefonemas e cartas. A emissora teve que explicar a brincadeira durante várias semanas.

Em 2015, a Amazon, a maior loja online do mundo, reverteu à página principal para a versão de 1999. Os usuários deviam passar por um "túnel do tempo" enquanto navegavam no site até descobrirem que era uma piada.

POR: CEI