Projeto: “Familia Elo e Transformação”: Um espaço de cuidado para as famílias

01/05/2022

O Projeto Família Elo e Transformação é um espaço socioeducativo, coletivo, de convivência, afeto, cuidado, de ampliação do universo informacional e territorial, queacolhe as demandas sociais e relacionais daquelas famílias que têm alguma criança, adolescente, jovens ou idosos matriculados nos serviços e projetos da FUNSAI.

O Projeto foi implantado em 2012.A equipe técnica da FUNSAI, ouvindo as demandas das famílias, percebeu que, além dos acompanhamentos psicossociais individuais, havia um desejo para as atividades em grupo, para a troca de informações, orientações, com atividades lúdicas e de relações dialogadas sobre a dinâmica familiar e as políticas públicas. Associado a essas demandas, a Política Nacional de Assistência Social aponta a necessidade de ações coletivas com as famílias, possibilitando o desenvolvimento de potencialidades e aquisições, bem como o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

O Projeto Família Elo e Transformação trabalhou diversos temas, sempre escolhidos pelas próprias famílias, sendo alguns deles: as dificuldades e potências da comunicação na família; limites nos dias atuais; alcoolismo e drogas; conselho gestor de saúde nas UBS; as Leis de Alienação Parental e Maria da Penha; alimentação saudável, as emoções de geram o adoecimento; cultura de paz, dentre outros.

Os grupos temáticos e socioeducativos potencializam nas famílias uma reflexão e a leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações e conhecimentos. O Projeto Família Elo e Transformação contribui para o exercício da escuta e da fala de cada participante, favorece a elaboração de dificuldades e de reconhecimento de potencialidades.

Os grupos são conduzidos por assistentes sociais, e por convidados; os encontros são aos sábados, presenciais e com duração de 2h30.

Venha participar! Inscrições pelo telefone 3388-5600, com a equipe de serviço social da FUNSAI.


Por FUNSAI