SÉRIE - A ÉTICA DE JOSÉ VICENTE DE AZEVEDO: PROPAGADOR DA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA

01/10/2022

Nascido na cidade de Lorena, bem próximo a Aparecida, José Vicente cresceu na devoção a Nossa Senhora e no amor a seu santuário.

Durante toda sua vida nunca faltou às festas anuais em homenagem à Virgem Santíssima e, mesmo fora das festas, eramfrequentes as suas visitas. Em idade avançada e quase cego continuou a ir, acompanhado por sua filha Maria Angelina ou algum outro familiar. Contente recitava:

 "Tinha eu pouco mais de um mês, quando cá vim pela primeira vez".

Em 1904 fez parte da comissão de organização das festas da Coroação da imagem. Para os romeiros criou o Hino "Senhora Aparecida Guiai a nossa Sorte".Já noano seguinte, 1905, compôs letra e música do Hino "Viva Mãe de Deus e Nossa", quelogoficou famoso, passou a ser cantado e repetido em muitas ocasiões, missas e festividades.

Durante 10 anos José Vicente foi a alma dessas romarias, que chegaram a levar mais de 2 mil romeiros a Aparecida, em vagões de trem da Companhia Central do Brasil, cantando os hinos que ele compôs.

No dia 11 de maio de 1951, o Cardeal Arcebispo de São Paulo Carlos Carmelo de Vasconcelos Mottatornouoficial o Hino "Viva Mãe de Deus e Nossa", letra e música de autoria do Conde José Vicente de Azevedo.

"Muito felizes seremos,

nesta e na outra vida,

se formos sempre devotos

da Senhora Aparecida!"

JVA

Esta e outras histórias estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da FUNSAI.

Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua conectada com o nosso bairro? Fale conosco!

Tel.: (11) 2215-6900

E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br