QUAL A ORIGEM DA COMUNICAÇÃO HUMANA

01/03/2023
Arte: medium.com
Arte: medium.com

A comunicação surgiu da necessidade do ser humano de passar informação um ao outro.

Os homens das cavernas deviam se comunicar através de gestos, posturas, gritos e grunhidos, assim como os demais animais não dotados da capacidade de expressão.

Com certeza, em um determinado momento desse passado, esse homem aprendeu a relacionar objetos e seu uso e a criar utensílios para caça e proteção e pôde passar isso aos demais, através de gestos e repetição do processo, criando assim, uma forma primitiva e simples de linguagem.

Com o tempo, essa comunicação foi adquirindo formas mais claras e evoluídas, facilitando a comunicação não só entre os povos de uma mesma tribo, como entre tribos diferentes. As primeiras comunicações escritas (desenhos) de que se têm notícias são das inscrições nas cavernas.

O povo sumério, considerado uma das mais antigas civilizações do mundo, foi o primeiro a usar o sistema pictográfico (escritas feitas nas cavernas, com tintas).

Esse tipo de escrita era, além de pictórica, ideográfica, ou seja, utilizava símbolos simples para representar tanto objetos materiais, como ideias.

Em relação à forma, a comunicação pode ser verbal, não-verbal, gestual e mediada.

Arte: Jornal da USP
Arte: Jornal da USP