SÉRIE: A ÉTICA DE JOSÉ VICENTE DE AZEVEDO: A DÍVIDA DO BRASIL PARA COM A ESCRAVIDÃO

01/12/2022

Você já pensou que a escravidão ainda não acabou no mundo? Para nos alertar sobre essa situação foi criado oDia Internacional para a Abolição da Escravidãopela Organização das Nações Unidas (ONU), que é comemorado no dia 2 de dezembro. Sabe-se que dezenas de milhões de pessoas infelizmente ainda vivem sob regime de escravidão. Vamos lembrar como Jose Vicente de Azevedo se posicionava sobre esse assunto em sua época:

Os avós de José Vicente foram ricos fazendeiros de Lorena, que chegaram a possuir uma das maiores fortunas da Província de São Paulo no século 19. Sabe-se que a riqueza das fazendas foi em grande parte fruto do trabalho escravo. Quando criança o Conde acompanhou de perto o trabalho dos escravos na roça. Isto aconteceu após a morte de seu pai, quando ele tinha apenas 9 anos. Presenciou os sofrimentos e os crimes perpetrados por certos senhores contra seus escravos.Esta experiência o marcou para sempre. Ele acreditava ser necessário reparar o mal causado aos escravizados e seus descendentes pelo muito que sofreram.

Muitas foram ao obras que ele criou com tal finalidade, aqui na cidade de São Paulo e em sua cidade natal Lorena. A primeira iniciativa foi a fundação da Instituição chamada Casas da Providência, em 1901. Esta se tornaria, em 1904, o Instituto Sagrada Família. Em um terreno de sua propriedade, de frente para a Av. Nazaré, construiu a Capela das Casas da Providência. Inaugurada em 1903 para lá levou uma grande imagem de São José ( que ainda pode ser vista no local) . Anexo à Capela JVA construiu duas casas para abrigar as primeiras Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Congregação chefiada pela Madre Paulina (hoje Santa Paulina).

A Instituição Sagrada Família tinha entre suas finalidades a proteção, amparo, educação de descendentes de antigos escravos e a Congregação se comprometia a manter em funcionamento um estabelecimento "destinado a receber e amparar e educar meninas pobres e desamparadas, dando preferência as que, por questões de raça ou de cor. encontrassem dificuldades em receber o necessário amparo social."

Por fim vejamos o que ele pensava quanto às fortunas que foram - e ainda são - criadas como fruto do trabalho escravo: "O que foi ganho à custa do sofrimento alheio não traz felicidade". 

Planta da capela das casas da Providência Acervo do Museu Vicente de Azevedo
Planta da capela das casas da Providência Acervo do Museu Vicente de Azevedo

Esta e outras histórias estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da FUNSAI.

Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua conectada com o nosso bairro? Fale conosco!

Tel.: (11) 2215-6900

E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br

Leitura Feliz | Museu