SÉRIE - A ÉTICA DE JOSÉ VICENTE DE AZEVEDO: O MARCO DA INDEPENDÊNCIA

01/09/2022
fiLegenda da imagem: Planta de projeto de estrada ligando a cidade (de São Paulo) ao Monumento da independência no Ipiranga, década de 1880 ca.
fiLegenda da imagem: Planta de projeto de estrada ligando a cidade (de São Paulo) ao Monumento da independência no Ipiranga, década de 1880 ca.

José Vicente de Azevedo nasceu em Lorena (SP), onde viveu a infância e a adolescência. Com 17 anos incompletos veio para São Paulo morar na casa de seu tio Pedro Vicente de Azevedo. Tinha como objetivo continuar seus estudos e teve êxito em estudar na tradicional Academia de Direito do Largo São Francisco, que hoje integra a Universidade de São Paulo.

Desde cedo demostrou intenso sentimento de amor à pátria e aos símbolos da nação brasileira.

Vamos transcrever aqui uma história, relatada por sua filha Maria Angelina Vicente de Azevedo Franceschini no livro Conde José Vicente de Azevedo, sua vida e sua obra.

"Chegou de trem a São Paulo, na Estação de Ferro do Norte, no dia 03 de julho de 1876. Poucos dias depois, desejoso de conhecer a cidade, que contava apenas 30 mil habitantes, alugou um cavalo e se dirigiu ao Ipiranga. Chegou até as margens do riacho, apreciou a pedra vermelha que assinalava o local onde fora proclamada a Independência.

Será que naquele dia o jovem José Vicente de Azevedo teria tido a antevisão do mundo de ações sociais ligadas a seu nome que se ergueriam, anos mais tarde, nesse bairro histórico?"

O Museu Vicente de Azevedo preserva diversas plantas dos terrenos que José Vicente adquiriu no bairro; em uma delas ele fez constar um local como "Sinal Histórico Existente".

Teria sido exatamente lá que D Pedro I pronunciou em 07 de setembro de 1822 a famosa frase: "Independência ou Morte!?

Esta e outras histórias estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da FUNSAI.

Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua conectada com o nosso bairro? Fale conosco!

Tel.: (11) 2215-6900

E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br

Leitura Feliz | Museu