SÉRIE DIÁLOGOS: JOSÉ VICENTE DE AZEVEDO E DOM ANTONIO CANDIDO DE ALVARENGA

01/05/2023

O Conde José Vicente de Azevedo muito trabalhou pelo progresso da fé e da igreja católica, sob a direção de diversos bispos, dentre os quais Dom Antonio Candido de Alvarenga (1836-1903),do qual foi admirador e dedicado amigo.

No ano de 1899 Dom Antonio era o bispo de São Paulo. A cidade de Sorocaba (SP)estava sofrendo uma epidemia de febre amarela. Apesar de seu precário estado de saúde, ele seguiu viagem para aquela cidade interiorana, a fim de atender pessoalmente às vítimas da epidemia. Lá ficou responsável pela enfermaria das crianças. Visitava também os enfermos em suas casas. Confortou e ministrou os últimos sacramentos a muitas pessoas e socorreu os órfãos.

Naquele mesmo ano fez uma vista ao antigo Asilo (atual Unidade 1 da Funsai) e no livro de visitantes escreveu a seguinte dedicatória:

"Como humilde Pastor desta Diocese, sinto-me sempre alegre quando me acho em casas como esta, onde sei que Nosso Senhor é conhecido, amado e servido por todos que nele habitam. Que Deus abençoe sempre a todos que cooperam para o bem-estar desta casa , a fim de que ela prospere, sempre, e preencha os fins de sua instituição.

D. Antonio, Bispo de São Paulo, 30 de novembro de 1899"

• Após a morte do Bispo, em 1903, José Vicente projetou o Hospital D. Alvarenga. Ele começou a ser construído em 1906 na colina do Ipiranga, em um terreno de sua propriedade. A construção do hospital foi interrompida, porém o pavilhão D. Antonio de Alvarenga ainda existe e integra o atual Colégio Vicentino de Cegos Padre Chico.

Anos mais tarde a ideia do hospital em sua homenagem renasceu: em1938 José Vicente e sua esposa Cândida doaram um terreno de 50 mil metros quadrados, com frente para a Avenida Nazaré, para que lá fosse erguido o Hospital D. Antonio Alvarenga, em recordação ao caridoso e corajoso Bispo, que socorreu as crianças vítimas de Sorocaba.

O Bispo Dom Antonio Candido de Alvarenga está retratado na obra “Extrema Unção”, do pintor Carlo de Servi ,de 1903. Obra do Museu de Arte Sacra.
O Bispo Dom Antonio Candido de Alvarenga está retratado na obra “Extrema Unção”, do pintor Carlo de Servi ,de 1903. Obra do Museu de Arte Sacra.

POR: MUSEU  

Esta e outras histórias estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da FUNSAI.

Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua conectada com o nosso bairro? Fale conosco!

Tel.: (11) 2215-6900

E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br