SÉRIE: JOSÉ VICENTE DEAZEVEDO E O PADRE MARCHETTI

01/04/2023

Sabemos que o cuidado com as crianças órfãs era parte inerente dos valores de José e Cândida Vicente de Azevedo. Basta que olhemos ao antigo Asilo de Meninas Órfãs, (Unidade I da FUNSAI) Centro de Apoio à Juventude.

No entanto, sua preocupação extrapolou este projeto: pensando nas famílias de imigrantes (principalmente italianos, a partir do século XIX, que chegavam ao Brasil em busca de trabalho e melhores condições de vida), Cândida e José Vicente realizam uma doação para a construção de um Orfanato dedicado a essas crianças, filhas da população que chegava ao Brasil quase sem nenhuma assistência.

O "Liceu de Artes e Ofícios São José", hoje chamado Instituto Cristóvão Colombo, foi fundado em 1895, pelo missionário italiano Padre José Marchetti, que também partilhava desse mesmo olhar que José Vicente às crianças órfãs e desabrigadas.

Desse ideal comum, nasce um inspirador diálogo entre esses dois homens que, até hoje, se manifesta nas realizações do Instituto Cristóvão Colombo. Há, no acervo do Museu Vicente de Azevedo, registros do convite enviado pelo Padre Marchetti aos benfeitores, José Vicente e Cândida, para que estivessem presentes na inauguração do Orfanato. Segue, o trecho:

"No próximo domingo, teremos a inauguração do Orfanato em São José. A Santa Missa será celebrada por Monsenhor Andrade, às 9h; seguir-se-á a benção da casa e, ao meio dia, a inauguração. Será uma honra para nós ter Vossa Excelência em nossa companhia.
Ipiranga, dezembro de 1895"

Padre Marchetti faleceu aos 27 anos, de febre tifoide, um ano após a inauguração do Orfanato. Embora sua vida terrena tenha sido breve, o trabalho do jovem missionário italiano, impulsionado pela colaboração dos Vicente de Azevedo, permanece. Hoje o ICC continua atendendo crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Dessa maneira, se mantém vivo o carisma dos padres escalabrianianos em prol do acolhimento dos imigrantes e crianças em situação de vulnerabilidade social.

FOTO: PE. MARCHETTI E O LEGADO DE SUA OBRA NO ATUAL INST. CRISTÓVÃO COLOMBO
FOTO: PE. MARCHETTI E O LEGADO DE SUA OBRA NO ATUAL INST. CRISTÓVÃO COLOMBO

POR: MUSEU  

Esta e outras histórias estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da FUNSAI.

Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua conectada com o nosso bairro? Fale conosco!

Tel.: (11) 2215-6900

E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br

Leitura Feliz | Museu