SERVIÇO SOCIAL NA FUNSAI E A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO

01/05/2023

POR: SEDE

No dia 15 de maio, celebramos o dia do/a Assistente Social. A data foi escolhida em virtude do Decreto 994/62, editado em 15 de maio de 1962, que regulamentou a profissão de Serviço Social, instituindo os conselhos Federal e Regionais que orientam e fiscalizam o exercício profissional em todo território brasileiro. O Serviço Social é uma profissão de grande importância na sociedade, uma vez que o/a Assistente Social atua em defesa da efetivação dos direitos da população, assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação vigente, valorizando a classe trabalhadora e dialogando com a sociedade.

Os Assistentes Sociais da FUNSAI realizam um trabalho pautado no Código de Ética Profissional-lei 8.662/93, ampliando os princípios e valores da autonomia, respeito, solidariedade, responsabilidade, não discriminação, não autoritarismo. Por meio das políticas públicas, elaboram, planejam e executam o projeto ético-político profissional, estabelecendo a comunicação como uma ferramenta de grande importância nas relações com outros profissionais e usuários, pois é por meio desta ferramenta que é possível desenvolvera escuta, o diálogo e a orientação.

A Equipe da Superintendência Socioeducacional da FUNSAI agradece a todos/as Assistentes Sociais pelo trabalho desenvolvido com integridade, compromisso e dedicação.

"O momento que vivemos é um momento pleno de desafios. É preciso resistir e sonhar. É necessário alimentar sonhos e concretizá-los dia a dia no horizonte de novos tempos: mais humanos, mais justos e mais solidários". (Marilda Iamamoto).

PARABÉNS PELO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL!

Texto: Sandra Silva

Contribuições e pesquisas de conteúdo: Karina Breda e Sandra Rapp