Socialização dos idosos na era digital

01/07/2021

Imagem: Instituto de Referencia em Internet - IRIS

Entrevista com Maria Emília Gachineiro, voluntária do Vivavida e a usuária Ana Maria Conti.

Voluntária

VIVAVIDA: Maria Emilia, como foi para você dar aulas on-line e qual a diferença delas para a presencial? Apresente suas vantagens e desvantagens?

MARIA EMÍLIA: Minhas aulas na realidade não são on-line, porque não são dadas ao vivo. Optei por gravar as aulas e enviá-las para o grupo de História e Mitologia e também para o YouTube, porque o número de alunos é muito grande e seria impossível haver uma interação positiva ao vivo.

E assim, os alunos também poderão assistir quando puderem e com mais comodidade, pois poderão assisti-las pela TV. A interação como dúvidas, comentários, perguntas, acréscimos, fotos, etc. se dá entre nós no grupo, e muitas vezes no YouTube também.

A vantagem em dar as aulas desse jeito é poder rever o assunto quantas vezes desejarem. E a desvantagem é a ausência do convívio e da troca de energia tão importante entre professor e aluno. O olhar, a expressão, o sorriso, a palavra, são essenciais e como fazem falta nesta Pandemia.

VV: Se pudesse escolher depois da pandemia, optaria por voltar a presencial ou continuar online?

M. E: Se eu pudesse optar, sem dúvida alguma, seriam as aulas presenciais. Dar aula e ter na minha frente todos aqueles rostos, cada um com sua expressão, a princípio com aquela expectativa na face, depois com aquela demonstração de carinho e amizade. Não tem preço.

VV: Quanto a participação dos usuários, tem dado retorno?

M. E: Já foram para o grupo da FUNSAI e para o YouTube mais de 70 aulas. No grupo do Vivavida, mais de 60 alunos assistem às as aulas toda a semana, pelo WhatsApp e no YouTube o maior número de visualizações foram: "Alexandre e Hefestion"- mil visualizações, Miguel de Cervantes e seu D. Quixote- mais de 800, Hefesto da Mitologia Grega, mais de 500.

Usuária

VV: Ana Maria, qual impacto que teve na sua vida essas mudanças tão repentinas de atividades presenciais para atividades on-line, como se adaptou?

A. M: Tive que me adaptar e saber lidar melhor com a nova tecnologia. Agora assisto às aulas pelo celular ou através do Youtube.

Tive algumas dificuldades no início, mas com o auxílio dos meus filhos, fui acertando os passos. Além da professora Maria Emília, que nos dá aula de História e Mitologia, assistimosàs aulas de Yoga da professora Helena, como também continuamos com os bordados (hardanger) através da orientação da professora Cacilda.

Temos muito que agradecer a essas voluntárias, que nesses momentos tão difíceis que estamos passando, elas nos transmitem tantos conhecimentos, esperança e realizações.

VV: Você prefere as aulas on-line ou presencial e porque?

A. M: Sem dúvida nenhuma prefiro as aulas presenciais. O encontro físico com as amigas, a euforia das nossas conversas, nada pode substituir.

A gente assiste às aulas com mais atenção e as dúvidas durante as aulas são esclarecidas no momento.

Não há nada que pague pelo nosso convívio do dia a dia.

A FUNSAI é um prolongamento do nosso lar e da nossa família.