BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

01/09/2022

No dia 7 de setembro de 2022, serão comemorados os 200 anos de Independência do Brasil.

Na ocasião, Dom Pedro proclamou, às margens do Rio Ipiranga, o grito: "Independência ou morte!", consolidando assim o Brasil como uma nação independente. A celebração é mantida ainda hoje pela relevância que traz, o 7 de setembro de 1822, que marcou simbolicamente, o fim do laço de colonização que existia com Portugal.

Mas o processo de Independência do Brasil já dava seus primeiros passos bem antes desse acontecimento. Dia 9 de janeiro de 1822 ficou conhecido como o "Dia do Fico", ocasião em que o príncipe regente, Dom Pedro, não cumpriu a ordem de deixar as terras brasileiras e retornar para Portugal como ordenava a coroa portuguesa. Esse ato foi considerado formalmente uma desobediência à metrópole. As ordens de Portugal não tinham mais forças no Brasil. E foi nesse dia, que Dom Pedro declarou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico". E a consequência desta atitude? O Brasil estava na sua contagem regressiva a um passo para a liberdade. Pouco mais de um mês após a declaração de independência, no dia 12 de outubro de 1822, Dom Pedro, que até então era príncipe de Portugal, foi aclamado Imperador do Brasil e coroado em dezembro do mesmo ano, tornando-se oficialmente Dom Pedro I.

Mas já parou para pensar na importância de comemorar essa data? Após a Independência do Brasil, conseguimos caminhar para um novo período social e histórico, construindo uma identidade cultural alegre, forte, lutadora e calorosa. Temos a riqueza das nossas fauna e flora, nossos costumes, nossa linguagem, nossa gastronomia, nossa música, nossa dança, nosso cinema e um grande leque de religiões.

A identidade cultural do Brasil destaca-se pela sua grande diversidade, cada cantinho do Brasil tem suas características especiais, o que os tornam únicos e engrandecem a nossa pátria de com diversidade.

Para o historiador Leandro Crestani, a democracia foi a maior das nossas conquistas graças à Independência: "O que podemos comemorar é que hoje o Brasil é um país livre, inclusivo e soberano. Entender sobre o passado do Brasil é que o conhecimento nos liberta, o sofrimento nos mobiliza e a empatia nos protege. A independência do Brasil precisa ser trabalhada, tem que ser comemorada, mas sempre com cuidado. "São várias datas para chegar a uma independência e esse movimento democrático que é hoje".

Na educação, temas sobre a história do Brasil e a sua Independência precisam ser abordados tanto para os jovens quanto para as crianças.

Convidar o jovem a conhecer a história do seu país é ensinar-lhe sobre os acontecimentos políticos, econômicos e sociais que interferiram na construção da sociedade em que ele vive, transformando-o em um cidadão responsável e consciente sobre o seu papel como brasileiro.

Na educação infantil, é uma ótima oportunidade para trabalhar a história do Brasil, a bandeira e suas cores, pinturas e desenhos sobre a Independência e apresentar de maneira criativa, personagens importantes envolvidos na Proclamação da República, entre outras propostas.

O Bicentenário da Independência está aí para lembrarmos que 7 de setembro foi o ponto de partida para algo maior e uma democracia que necessita ser cada vez mais justa e respeitada, para uma liberdade não só de um povo, mas uma liberdade de expressão e de pensamento. Precisamos passar bons ensinamentos adiante, contar nossa própria história, reforçar a nossa cultura e fazer a nossa nação consciente e inspiradora.

Por: Berçário