O Inspirador

O Liceu é uma homenagem ao maestro Fúrio Franceschini, músico que, nas palavras Heitor Villa-Lobos, tinha "coração e alma de puro artista" e, na visão de James Benson Welch, da Stanford University, "foi talvez o mais completo músico do Brasil". 

Italiano nascido em Roma, em 1880, naturalizou-se brasileiro na primeira metade do século XX.

Gênio encantador e generoso, formado por grandes mestres europeus, compartilhou seus conhecimentos com inúmeros alunos brasileiros.

Foi compositor de centenas de obras para órgão, piano, coro e orquestra - e de muitos livros didáticos para o ensino da música.

Na Catedral de São Paulo, foi mestre de capela e primeiro organista por mais de 60 anos. São seus os planos do órgão da Catedral, encomendado por ele ao mais afamado fabricante de Milão, na Itália.

Graças à sua carreira como professor de canto gregoriano foi agraciado com comendas pontifícias.

No Solar, estudou, lecionou, compôs e executou música de alta qualidade em seu piano Steinway & Sons de cauda e em seu espetacular órgão tubular Balbiani-Bossi, de Milão, hoje instalado na UNESP.


O Projeto 

Restauração, reforma e ampliação do Solar do Maestro Fúrio Franceschini, com a construção complementar de salas de aula e auditório, para a instalação do LAMFF - uma escola-modelo para o ensino e divulgação da música de qualidade. Saiba mais...

Finalidades do Liceu

Dar oportunidade para que crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e baixo poder aquisitivo possam formar-se músicos de alto nível, como fazem as melhores entidades semelhantes nos países mais civilizados. Saiba mais...

Como Doar

Você pode fazer a doação usando ou não a Lei de Incentivo à Cultura, com abatimento no Imposto de Renda. Componha essa obra conosco, doando para o projeto LAMFF. Participe deste projeto pedagógico inovador e de uma ação social transformadora. Sua autoria será reconhecida. Saiba mais...

O Inspirador
Maestro Fúrio Franceschini

Homenagem ao músico que, nas palavras Heitor Villa-Lobos, tinha "coração e alma de puro artista" e, na visão de James Benson Welch, da Stanford University, "foi talvez o mais completo músico do Brasil".
Saiba mais...

O Local e sua Importância

Localizado na Av. Nazaré, 366, no Ipiranga, São Paulo, é o único casarão nela remanescente. Foi a primeira residência lá erguida, em 1916, ponto de encontro de mestres da literatura e da música.
Saiba mais...

Diferenciais deste Projeto

Perenidade garantida pela FUNSAI - Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, instituição filantrópica e beneficente em atividade ininterrupta desde 1896. Visibilidade pela localização privilegiada e relevância de objetivos como polo cultural.
Saiba mais...

Saiba mais sobre o LAMFF e a FUNSAI

Esclareça dúvidas, dê sugestões, colabore com o projeto. Escreva para contato.lamff@funsai.org.br.


Acompanhe nossas mídias sociais

Você precisa nos contactar?