Localizado na Av. Nazaré, 366, no Ipiranga, São Paulo, é o único casarão nela remanescente. Foi a primeira residência lá erguida, em 1916, ponto de encontro de mestres da literatura e da música.
Projetado pelo famoso construtor Tito Oliani, e tombado pela Resolução 05/CONPRESP/2008, o Solar foi encomendado pelo Maestro, que lá residiu por mais de 60 anos com a esposa, Maria Angelina, filha do Conde José Vicente de Azevedo.
Lá, ele criou os filhos, viu crescer netos e bisnetos e conviveu com intelectuais como Mário e Oswald de Andrade, Villa-Lobos, Guiomar Novaes, Dinorah de Carvalho, Ângelo Camin e tantos outros.
O Solar foi vendido pela família após a morte do Maestro, em 1976, e adquirido pela Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga - FUNSAI em 2004, já com a intenção de transformá-lo na Sede do LAMFF.
Em 2023, com muito orgulho e o sentimento de ter honrado a história desta casa, a FUNSAI reabre as portas da residência do Maestro, desta vez, para receber o público.
O Inspirador
Maestro Fúrio Franceschini
Homenagem ao músico que, nas palavras Heitor Villa-Lobos, tinha "coração e alma de puro artista" e, na visão de James Benson Welch, da Stanford University, "foi talvez o mais completo músico do Brasil".
Saiba mais...
Liceu de Artes Musicais Furio Franceschini
O LAMFF é uma iniciativa da FUNSAI, Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, que veio para democratizar o acesso à educação musical e busca a transformação social através da arte
Saiba mais...