CURIOSIDADES SOBRE A BANDEIRA DO BRASIL

01/11/2022

O que distingue a nossa bandeira é a original disposição do losango amarelo sobre o campo verde. Nenhum outro pavilhão nacional, no mundo, apresenta desenho igual ou parecido ou tem o verde e amarelo como cores principais ou únicas.

Dos 4 símbolos nacionais (a bandeira, o brasão, o hino e o selo), a bandeira é, sem dúvida alguma, o mais famoso, o mais popular. Representação máxima da pátria, é definida pelos versos do poeta Castro Alves como "o auriverde pendão da minha terra, que a brisa do Brasil beija e balança".

De tão habituados que estamos com a bandeira, podemos pensar que ela está aí desde sempre. Mas saiba que a bandeira tem uma origem, tem uma história, além de muitas curiosidades.

A bandeira atual é inspirada na bandeira do Brasil Império.

Instituída em 1822, a bandeira do Império serviu de base à nossa bandeira atual.

É curioso pensar que a nossa atual bandeira, criada logo após a Proclamação da República, seja uma adaptação da bandeira que simbolizava justamente a monarquia.

Seria mais lógico supor que a República que então se iniciava não ia querer manter nenhuma marca do regime anterior, mas pelo menos no que diz respeito ao nosso principal símbolo, isso não é verdade.

Por pouco nossa bandeira não foi uma imitação da norte-americana. No final do século XIX, durante apenas 4 dias, nossa bandeira foi assim. Foi por pouco tempo, mas já tivemos uma bandeira bem parecida com a Star an Strips dos Estados Unidos.

A atual bandeira do estado de São Paulo foi pensada para ser a bandeira do Brasil. Esta que quase foi a bandeira do Brasil acabou sendo adotada como símbolo do estado de São Paulo.

Na atual bandeira a esfera celeste representa quase perfeitamente o céu da capital da República no dia da proclamação, cada estrela simboliza um estado da Federação. Assim, como temos atualmente 26 estados, mais o Distrito Federal, são 27 estrelas dentro da esfera azul, cada uma delas correspondendo a uma unidade da federação específica.

E se houver modificações no número de estados? Segundo a lei, é simples assim: caso surja um estado, deve-se incluir uma estrela; caso desapareça, deve-se retirar a estrela correspondente.

A bandeira do Brasil atual trás o verde e amarelo da bandeira do Império, com o acréscimo da marca republicana - a esfera azul.

Hoje se ensina nas escolas que as cores da bandeira fazem referência a alguns aspectos da natureza. O verde simboliza as matas. O amarelo o ouro (e, consequentemente, as riquezas). O azul, claro, o céu. E isso não deixa de ser verdade. Mas essa associação é recente. A escolha das cores remonta ao tempo do Brasil Império. E quem bateu o martelo sobre as cores foi D. Pedro I. O verde porque faz referência à cor da Casa de Bragança, da qual ele descendia. E o amarelo porque é a cor da Casa de Lorena, da imperatriz Leopoldina, esposa de D. Pedro.

A bandeira desenhada no carpete logo abaixo da mesa do Senado Federal, diferentemente do que muita gente pensa, aquilo não foi pintado nem se trata da utilização de dois tipos de tapeçaria. Acredite: as linhas do desenho da bandeira são feitas com uma escovinha de um aspirador de pó!

É difícil acreditar, mas é a mais pura verdade. Quem criou essa proeza, que chama a atenção pela beleza e precisão do desenho, foi o funcionário de serviços gerais Clodoaldo Silva. Diz ele que criou o desenho em 1998 para homenagear o nascimento do filho. Desde então, a bandeira é retocada toda semana.


Fonte: hipercultura.com