DIA DA BICICLETA E DO SKATE
Você sabia que no mês de junho se comemora o dia mundial da bicicleta e o dia mundial do skate? Que tal conhecermos um pouco mais desses dois "brinquedos" que fazem parte do nosso cotidiano?
Como surgiu a BICICLETA?
A bicicleta como conhecemos hoje foi a evolução de um brinquedo criado na França há 80 anos atrás. Esse brinquedo era um pequeno cavalo de madeira dotado de uma roda dianteira fixa, que não podia ser virada para os lados. Em 1817, o barão Karl Von Drais aperfeiçoou esse brinquedo e desenvolveu a "draisiana", ou "máquina de andar", e este foi o primeiro meio de transporte a utilizar duas rodas.
A Draisiana tinha uma espécie de viga de madeira com duas rodas ligadas e alinhadas no sentido de giro, um banco e uma alavanca. Para mover-se, o usuário "patinava" sobre o chão, empurrando os pés alternadamente. Vamos combinar que não era muito funcional, pois era necessário impulsionar o veículo, como os Flintstones.
Mesmo assim a Draisiana foi um sucesso!
Em 1839 ela passou por adaptações, feitas pelo ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan: instalou-se pedais "grudados" na roda da frente. Mesmo funcionando bem, não se popularizou.
Diversos modelos com pedais foram desenvolvidos nos anos seguintes por diferentes inventores, mas apenas em 1864 foi criada a primeira empresa que construía bicicletas com pedais, aberta por Pierre Michaux. Pierre era um ferreiro francês especialista em carruagens. Ele instalou o pedal num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Chamado de velocípede, foi considerado a primeira bicicleta moderna.
A busca pelo conforto e segurança inspirou vários modelos. Em 1865, trazendo pedais adaptados à roda dianteira, tivemos o velocípede, que quer dizer "pé rápido". Mas o modelo ficou mesmo conhecido como "agitador de ossos": pois fora construído em madeira e com rodas de metal, logo, ele tremia e pulava nas ruas de pedregulhos da época. Imagina o sofrimento do condutor.
Em 1870, foi criado o primeiro veículo de duas rodas a ser chamado de bicicleta. Era totalmente feita de metal (antes disso, a metalurgia ainda não avançara o suficiente para produzir peças metálicas que fossem ao mesmo tempo leves e resistentes), trazia a novidade dos pneus em borracha maciça, mas os pedais continuavam teimosamente presos na roda dianteira. O grande problema - mas grande mesmo - era a roda dianteira, que deixava o condutor acima do centro de gravidade. Bastava uma pedra no caminho para que, com as pernas entaladas sob o guidão, o coitado capotasse para a frente, de cabeça.
Sem contar que esse veículo custava o equivalente a seis meses de salário... de um trabalhador médio.
A primeira bicicleta a possuir um sistema com corrente ligada às rodas foi projetada por H.J.Lawson, no ano de 1874. Seu terceiro modelo, a "Bicyclette", foi desenhado em 1879. Esta bicicleta já possuía maior estabilidade e segurança.
Na década de 1880, o inventor inglês John KempStarley projetou uma bicicleta semelhante às atuais. Possuía guidão, rodas de borracha, quadro, pedais e correntes.
Em 1888, o irlandês John Boyd Dunlop colocou pneus com câmara de ar no triciclo do filho. Sua preocupação era apenas quanto ao conforto, mas o recurso trouxe melhorias também à estabilidade do veículo. Isso impulsionou a indústria de bicicletas e, pouco depois, a dos automóveis.
Somente em 1898, as primeiras bicicletas, vindas da Europa, chegaram ao Brasil.
Curiosidade:: o triciclo surgiu a partir da adaptação da bicicleta, pois as roupas que as mulheres usavam no século XIX não eram exatamente apropriadas para andar de bicicleta.Em 1869, um relojoeiro italiano, RaimondoVallani, apareceu com a solução: uma terceira roda e uma barra central rebaixada, que ajudaria as mulheres no posicionamento das pernas. Outras inovações do triciclo, como os freios nas rodas e o sistema de transmissão, foram aproveitadas mais tarde pela indústria automobilística.
Como surgiu o SKATE?
Não se sabe ao certo como e quando o Skate surgiu, mas foi nos Estados Unidos ao longo da primeira metade do século 20.
Recentemente descobriram que em 1918 um então garoto norte americano chamado de Doc 'Heath' Ball, já havia desmontado eixos e rodas de patins e fixado numa madeira, porém ele não andava de pé e sim com um joelho apoiado na madeira e outro pé dando impulso.
Porém, a história mais conhecida e aceita sobre a criação do skate vem dos Estados Unidos - mais especificamente, da Califórnia. No final dos anos 50, início dos anos 60, os surfistas da região estavam frustrados com o fato de que nas estações de seca, a maré ficava muito baixa impossibilitando surfar pelas ondas. Para solucionar esse problema e trazer de volta um pouco da adrenalina do surfe, alguns desses surfistas juntaram tábuas de madeira ou pedaços de pranchas com as rodinhas de patins quebrados, e criaram o que era chamado de sidewalk surf ("surfe de calçada").
O primeiro skate fabricado e comercializado em série foi o Roller Derby em 1959. Nesta época milhões de skates foram vendidos, mas as rodas eram de ferro e por escorregarem aconteceram muitos acidentes e a sociedade norte americana fez campanha para banir o novo esporte, demorando muito tempo para o skate ganhar credibilidade novamente.
Em 1963 o sidewalk surf, já praticado por um grande número de adolescentes, tinha criado identidade, com suas próprias manobras e assim ganhou seu nome definitivo: Skateboard.
O Skate na década de 60 era completamente ligado ao Surf e influenciado por ele.Durante uma grande seca na Califórnia as piscinas foram esvaziadas e os surfistas/skatistas descobriram que dava para se divertir andando de skate nas paredes, que lembravam as transições das ondas de surf.
A primeira evolução foi a invenção da inclinação no tail inventado por Larry Stevenson para melhorar o equilíbrio e as manobras.
Porém o grande acontecimento da década foi a invenção da roda de poliuretano em 1972 o que revolucionou o Skate.O inventor desta nova tecnologia foi o engenheiro químico e surfista Frank Nashworthy fazendo este material dar origem as verdadeiras e até hoje utilizadas rodas de skate.
Essa invenção deu ao skate um enorme impulso para que ele definitivamente se consolidasse como um esporte popular.
Devido à crescente quantidade de praticantes, surgiram diversos locais específicos para a prática do Skate, os chamados skate parks, a maioria particular.
Entretanto devido aos inúmeros acidentes acontecidos nos skate parks e aos altos valores pagos de indenizações e seguros, muitos locais fecharam e a procura diminuiu drasticamente, o que trouxe um colapso ao mercado do Skate, fechamento de muitas empresas e perda de patrocínio de quase todos os skatistas profissionais.
No final desta época o Skate criou identidade própria ligando- mais àcontra-cultura que nascia na época, a New Wave e o Punk, tornando-o um esporte rebelde.
O Skate
na década de 80 foi caracterizado por uma explosão de rampas de madeira feitas
pelos próprios skatistas em ruas, praças e quintais de casa devido à crise
existente.Em 1985 o Skate torna-se fundo para o filme De volta ao futuro, em
1986 para Thrashin e em 1989 para Gleamingthe cube.
No final da década as calçadas largas eram o ápice e o Street começou a dominar o Skate com a queda do Vertical. Contudo mais uma vez o Skate passou por uma crise afastando muitos praticantes, o que criou a teoria do "ciclo dos 10 anos".
Nesta década o Skate tomou seu rumo atual na direção do profissionalismo do esporte.
Os equipamentos melhores e mais leves davam suporte a um Skate mais técnico com manobras grandes e poderosas. Em 1995 a ESPN criou os X-Games e começou a limpar a imagem do skate como esporte rebelde.
Nos anos 2000, diferente de outras viradas de décadas, o mercado do Skate não entra em crise, ao contrário, fica mais forte, profissional e estruturado.
O
Skate está solidificado e popularizado como nunca. Muito divulgado na TV seja pela
transmissão de campeonatos ou por propagandas de muitas empresas fora do
Mercado, é
Por QUIXOTE