DIA DAS CRIANÇAS

01/10/2022

O mês de outubro é duplamente especial! Além de ser o mês do Dia das Crianças, também é o aniversário do Berçário Anjo da Guarda, a Unidade V da FUNSAI.

O Dia das Crianças é uma data muito querida para nossos pequenos, sendo uma oportunidade de ganhar vários presentes e colecionar momentos divertidos com a família e amigos. Mas já pensou quando foi que surgiu o Dia das Crianças?

O Brasil foi um dos primeiros países a dedicar um dia para as crianças. A data surgiu em 1924, pelo decreto nº 4.867, de 5 de novembro, do deputado Galdino do Valle Filho, oficializada pelo presidente, Arthur Bernardes. Mas foi só depois de 31 anos, que o Dia das Crianças caiu no "gosto" do povo brasileiro. Graças à marca de fabricação de brinquedos Estrela, que iniciou em 1955, uma companhia nacional intitulada "Semana do Bebê Robusto", com o objetivo de aumentar suas vendas. Mas foi só em 1959 que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estabeleceu o dia 20 de novembro como Dia Internacional das Crianças, em referência à Declaração dos Direitos da Criança.

Em 1965, foi a vez da Johnson & Johnson, realizar uma campanha chamada "Bebê Johnson 65". A partir daí, outras empresas usaram a data como forma de promover seus produtos e alavancar suas vendas.

O que é ser criança, afinal?

Mais do que uma faixa etária, é uma etapa da vida em que temos os melhores aprendizados.

Ser criança é ser autêntica e respeitada por isso. É ter suas vontades levadas em consideração, ter a liberdade de construir a própria individualidade, sem excessos de padrões e total submissão. A criança precisa ser guiada, acompanhada, aprendendo a confiar em si mesma. Tem que exercer seu direito de ser criança: brincar, receber e dar amor, estudar e fazer amigos. Criança tem responsabilidades? Sim. Mas respeitando seu tempo e a sua maturidade que é construída ao passar dos anos. E junto com esse fato, vem o diálogo, no qual ela começa a compreender os aspectos da vida, sejam positivos ou negativos e a entender suas emoções.

Permitir que a criança seja protagonista de sua própria vida, é dar a ela a oportunidade de desenvolver o autoconhecimento, promovendo o senso de cidadania e pertencimento à sociedade, melhorando competências socioemocionais e muitos outros benefícios.

Já ouviu aquela frase "a criança de hoje é o adulto de amanhã"? Sim, é verdade, mas a criança também se faz presente agora e uma infância bem aproveitada é o investimento que rende frutos no futuro.

Assim como todas as unidades infantis da FUNSAI, o Berçário Anjo da Guarda pontua sobre tudo isso em seu trabalho com as crianças. Nascendo com o objetivo de atender crianças em condições de vulnerabilidade, risco e exclusão social, a unidade atende até 50 crianças, dando apoio a elas e a sua família. Com uma equipe completa, ajuda no desenvolvimento psicológico, intelectual, social, afetivo e físico dos pequenos.

Completando 18 anos, o Berçário Anjo da Guarda foi inaugurado no dia 2 de outubro de 2004 e nesse mesmo dia, se comemora o Dia do Anjo da Guarda.

Parabéns, Berçário Anjo da Guarda!!

Fontes: vidainovadora.com.br