Dia do Voluntário

01/08/2021

Em 1985, no Brasil, foi criado o Dia Nacional do Voluntário, que é atualmente comemorado em 28 de agosto. A data foi instituída através da Lei nº 7.352,pelo Presidente José Sarney. Esta data homenageia e destaca o trabalho das pessoas que atuam como voluntárias em diversas causas para o bem da comunidade, doando seu tempo para realizar trabalhos sem fins lucrativos e praticam ações de interesse social e comunitário, ajudando quem precisa e sendo solidário. 

Dados do IBGE revelam que os voluntários dedicam cerca de seis horas e meia por semana à atividade e que a maioria destes são mulheres de 50 anos de idade ou mais e tem ensino superior completo.

Muitas organizações sobrevivem graças ao trabalho dos voluntários, entre elas algumas bem conhecidas, como a Cruz Vermelha e o Médicos Sem Fronteiras.

Foto: Divulgação / Cruz Vermelha AM
Foto: Divulgação / Cruz Vermelha AM

O voluntariado é a origem de todas as organizações sociais no Brasil e no mundo, começando com a união de algumas pessoas interessadas em uma determinada causa, que se juntam para fazer algo em prol desse objetivo.

Nessa crise de saúde provocada pela COVID-19, a prática recebeu novos adeptos, que compartilham seu conforto com os mais necessitados, de inúmeras maneiras.

Diante de tantos problemas, a desigualdade social foi catalisada pela pandemia e o voluntariado tornou-se ainda mais importante. A demanda crescente, no entanto, foi devidamente atendida por mais indivíduos, dispostos a ceder esforço e recursos financeiros, sem esperar qualquer retorno.

Foto: Folhapress / Alice Vergueiro
Foto: Folhapress / Alice Vergueiro

Com mais tempo em casa e cientes das dificuldades impostas pela pandemia, mais pessoas movimentaram ações voluntárias pela internet e saem de suas casas para arrecadar recursos e preparar refeições para os mais necessitados.

O trabalho voluntário transforma a vida das pessoas, tanto de quem atua, quanto de quem recebe. Diversas iniciativas foram realizadas neste período, visando evitar a exposição de pessoas do grupo de risco, colaborar com pessoas em vulnerabilidade social e promover interações com vizinhos.

Algumas iniciativas demonstram o amor e empatia neste período de COVID-19:

  • Distribuição de refeições: muitos grupos passaram a oferecer alimentação em comunidades, devido ao aumento do desemprego, o fechamento de empresas e a necessidade do isolamento social.
  • Distribuição de álcool em gel e máscaras: realização da doação de itens essenciais para o cuidado, durante este período, à pessoa sem condições financeiras para se proteger de maneira adequada.
  • Vizinhos do bem: pessoas se disponibilizaram para fazer compras e resolver problemas para quem está no grupo de risco. Cartazes foram fixados em elevadores, corredores e até nas portas de apartamentos.

O coração de um voluntário não é medido pelo tamanho, mas pela profundidade de seu compromisso em fazer a diferença na vida dos outros

Fundação Siemens - Autor desconhecido.

Voluntariado na FUNSAI

Na constante busca que a FUNSAI tem em qualificar seu trabalho, a atividade voluntária ganhou uma nova forma de gestão em 2014, por meio do Programa Parceiros da FUNSAI.

O Programa surge para proporcionar novos recursos de participação dos voluntários na dinâmica da instituição, ampliar os meios de relacionamento e garantir a realização da atividade voluntária de forma plena e satisfatória a todos envolvidos.

Atualmente, há uma média de cem voluntários, com atividades periódicas e de longa duração. Desenvolvem seus trabalhos no campo do rádio, oficinas de artes, música, dança, contribuem na elaboração de eventos e bazares, além de outras atividades.

Os voluntários da FUNSAI dão vida e impulsionam os sonhos daqueles que buscam na instituição oportunidades para seus desenvolvimentos, apoio e novas experiências. Por toda essa dedicação, empenho e amor, o mês de agosto ganha um caráter ainda mais especial, por ser o mês em que comemoramos a existência dessa atividade que muda e transforma vidas, o voluntariado.

Acesse o site da FUNSAI e saiba como fazer parte desse time de voluntários: funsai.org.br/voluntariado

Programa Parceiros da FUNSAI: (11) 2063-4668

Por CEI / Programa Parceiros da FUNSAI