DIA NACIONAL DO PSICÓLOGO

01/08/2023

POR: CAJ

Psicológos de todo o país comemoram o Dia Nacional da Psicologia. A data, 27 de agosto, marca o aniversário de 61 anos de regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil, determinada pela Lei nº 4.119 de 1962.

Atualmente, são mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o território nacional, tornando o Brasil o país com o maior número de profissionais da área em todo o mundo. Estes profissionais atuam em clínicas, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes, nas políticas públicas da saúde, da assistência social e em todos os contextos de cuidado à saúde mental.

Nesta edição do Leitura Feliz, a homenagem vai para todos os profissionais da área da psicologia e, em especial, às psicólogas da FUNSAI que trabalham em prol da saúde mental e o bem-estar de crianças e adolescentes, acolhendo-os em suas necessidades, orientando seus familiares e dando apoio às equipes técnicas e pedagógicas das Unidades e Projetos nos quais estão inseridas.

Conversamos sobre a importância da comunicação para a psicologia com as duas psicólogas do CAJ, Unidade I da FUNSAI.

A psicóloga Kátia Regina Prado diz que a comunicação significa troca. 

"Estamos trocando o tempo todo informações sobre nossos pensamentos e emoções."

Sobre a relação entre pais e filhos, ela complementa: "Existem vários estudos que demonstram que a mãe, ao conversar com seu bebê durante a gestação, está contribuindo para o desenvolvimento saudável de seu filho. O som da voz dos pais é considerado "calmante" durante a vida intrauterina". Kátia também nos conta que, ao longo de sua experiência no atendimento de casal ou de família, percebe o quanto a relação fica prejudicada por falta de escuta. "...nesses casos o psicólogo tem como objetivo promover um ambiente acolhedor e se colocar como mediador para que o casal ou a família aprenda a ouvir."

Na concepção de Ana Clara Scharff, a comunicação é a principal ferramenta no trabalho da psicologia. Segundo ela, o atendimento psicoterápico baseia-se essencialmente no diálogo. "A meu ver, o principal diálogo que caracteriza a essência da psicoterapia, partindo de pressupostos da psicanálise, se dá pelo lugar de neutralidade e escuta por parte do psicólogo, o qual através da associação livre de ideias faz com que aquela comunicação entre ele e o paciente possibilite a emergência de conteúdos inconscientes, e assim, através de novas significações possa produzir efeitos no sofrimento e trazer impactos positivos na vida diária. Ou seja, acredito que a principal função do psicoterapeuta é facilitar o diálogo interno do paciente que o procura." Ana explica que ao possibilitar o diálogo interno, novos insights são gerados, ressignificando sentimentos e emoções. "...utilizamos a comunicação de diversas formas, seja através da palavra falada, da palavra não dita, do silêncio, dos gestos".

As duas psicólogas finalizam dizendo que, no atendimento às crianças, a melhor forma de comunicação se dá através do lúdico, seja realizando desenhos, histórias ou brincando.

Ana Clara conclui:

"Escutamos para ajudar o outro a se escutar!"