O Legado do Presidente Gusmão

01/04/2021

Por Carlos Eduardo F. Vecchio

Na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 1970, quando me formei, um dos meus colegas de classe era o João Luis Buarque de Gusmão. Isso, há cinquenta anos! Meio século! Curiosamente, durante muitos anos não me encontrei com o Gusmão nem soube dele. Ou, melhor: soube apenas que ele havia se casado com uma prima, a Mônica, filha de uma antiga e muito importante Conselheira da FUNSAI: a Miguy Azevedo de Mattos Pimenta.

O fato é que somente voltei a encontrar o Gusmão quando fui convidado a participar do nosso Conselho, em 1996, ano em que comemoramos com grande festa o Primeiro Centenário da Instituição.

Foto: Berçário Anjo da Guarda

O Gusmão aqui chegou sete anos antes, tornando-se Conselheiro em 1989. Mas foi nos últimos 20 anos de sua vida que, deixando a advocacia, dedicou-se exclusivamente ao Terceiro Setor, principalmente à nossa Fundação. Nesse tempo, em especial depois de ser eleito Vice-Presidente, teve participação decisiva na criação das novas unidades, com as quais as atividades da FUNSAI foram muito diversificadas, a começar pelo Berçário Anjo da Guarda, verdadeiro modelo em seu gênero.

Foto: Quixote - Espaço Comunitário

Acredito, porém, que o ponto alto de sua atuação ocorreu a partir da criação do "Quixote - Espaço Comunitário", uma unidade que possibilita reflexão e criação artística para adolescentes e jovens. Em pouco tempo, com o excelente trabalho de suas oficinas, o Quixote já era um sucesso. Certa vez eu disse que, se a FUNSAI foi a "menina dos olhos" do Conde, o Quixote foi a menina dos olhos do Gusmão, cujo apoio foi decisivo para a criação da Rádio Conectados, idealizada por nossa Superintendente Socioeducacional, Professora Eliane Cara, e que em pouco tempo se transformou num sucesso.

Foto: Radialista Patrícia Liberato e Dr. Gusmão na abertura da Semana da Comunicação Conectados.

Por outro lado, o trabalho do Vice-Presidente Gusmão, ainda durante a longa e proveitosa gestão da Presidente D. Maria Gabriela que sempre o apoiou, foi decisivo para a criação da Unidade Vivavida, que oferece aos idosos um espaço acolhedor e experiências que contribuem para o fortalecimento de vínculos e uma melhor qualidade de vida. Foram igualmente criados nessa gestão os projetos: "Família Empreendedora em Modas"; "Família Elo e Transformação" e, finalmente, o projeto "Família Acolhedora". Ah! Não podemos esquecer os famosos almoços temáticos, também por ele criados.

O Dr. Gusmão, com todos os méritos, foi eleito Presidente da FUNSAI no final de 2018, continuando a trabalhar intensamente para o sucesso de nossas unidades, disposto também a modernizar as atividades do CAJ e do CEI. Mas, lamentavelmente, seu trabalho foi interrompido ainda no início da terrível pandemia que ainda nos aflige, vindo a falecer, vítima da Covid-19, no 30 de abril de 2019.

Deu para perceber como foi grande e precioso o seu legado para a Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, a nossa FUNSAI?