SÃO JOSÉ OPERÁRIO - A PROTEÇÃO DE SÃO JOSÉ PARA OS TRABALHADORES

01/05/2022

No dia 1º de maio se comemora o Dia Internacional do Trabalho, ocasião em que as pessoas aproveitam para reforçar os direitos do trabalhador, celebrar e reivindicar melhores condições, mas o que isso tem a ver com São José?

Sabia que além do dia de São José, comemorado em 19 de março, a Igreja celebra também em 1º de maio o dia de São José Operário? Pois é, São José é um modelo de trabalho tão admirado que, em 1891, o Papa Leão XIII cita sua figura na encíclica RerumNovarum ("das coisas novas") ao tratar do mundo do trabalho, no trecho sobre "Dignidade do Trabalho". "É o que Jesus Cristo Nosso Senhor confirmou com o Seu exemplo. Ele, que «de muito rico que era, Se fez pobre» (2 Cor 8,9) para a salvação dos homens; que, Filho de Deus e Deus Ele mesmo, quis passar aos olhos do mundo por filho dum artesão; que chegou até a passar uma grande parte da Sua vida em trabalho duro: «Não é Ele o carpinteiro, o Filho de Maria?» (Mc 6,3). Quem tiver na sua frente o modelo divino, compreenderá mais facilmente: que a verdadeira dignidade do homem e a sua excelência reside nos seus costumes, isto é, na sua virtude; que a virtude é o patrimônio comum dos mortais, ao alcance de todos, dos pequenos e dos grandes, dos pobres e dos ricos; só a virtude e os méritos, seja qual for a pessoa em quem se encontrem, obterão a recompensa da eterna felicidade. Depois, em 1955, Pio XII ordenou que, além da festa de 19 de março, fosse celebrada também a festa de São José Operário, em 1º de maio. Dessa forma, São José, além de patrono da Igreja Católica, passou a ser considerado modelo e protetor do trabalhador cristão. Isso porque foi a ele confiada a missão de ensinar um ofício a Jesus. Além de tê-lo feito muito bem, pelo ofício ser o da carpintaria, Deus, por meio de José e também de Jesus, nos mostra que todo trabalho é digno, pois o deles foi braçal, simples e rude. Justamente para fortalecer cada devoto, São José Operário intercede por cada um de nós na missão do trabalho, para que santifique o trabalhador e o que é impactado por aquele serviço. Roguemos, então, a São José Operário por todos os trabalhadores, para que tragam sustento de forma digna às suas famílias contribuindo com o plano de Deus e com a santificação, que ele interceda junto a Deus pelo mundo do trabalho para que o espírito cristão de justiça e paz reine em todos os ambientes, a fim de que a harmonia entre todos que trabalham juntos seja constante.

Oração dos trabalhadores a São José

Reze e peça a intercessão de São José pelo seu trabalho.

Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtendo-nos do Criador do universo a graça de trabalhar com consciência, cumprindo com fidelidade nosso dever de trabalhar com reconhecimento e alegria, julgando uma honra empregar e desenvolve, pelo trabalho, as qualidades recebidas de Deus como um chamado divino para colaborar na obra da criação e aperfeiçoamento deste mundo. A graça de trabalhar com ordem, paz, moderação, paciência e eficiência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades; de trabalhar em espírito de penitência para expiar nossos pecados; de trabalhar, sobretudo, com desapego e dedicação pelos que dependem de nosso esforço.

Pedimos vossa intercessão pelo mundo do trabalho, a fim de que aí reine o espírito cristão de justiça e paz, conforme os ensinamentos da Igreja; que os trabalhadores se unam em organizações que defendam os seus direitos e respeitem os alheios; que patrões e empregados se tratem mutuamente como irmãos e filhos do mesmo Pai, que se convertam os que ignoram a dignidade da pessoa humana e exploram o operário e o pobre.

Convosco, São José, agradecemos a Deus a saúde, a força, a disposição e as habilidades que nos permitem providenciar o sustento de nossos familiares e ser membros úteis da sociedade. Tudo para Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, ó patriarca São José! Tal será nossa inspiração na vida e na morte. Amém.

São José Operário rogai por nós e principalmente pelos desempregados.