SÉRIE DIÁLOGOS: JOSÉ VICENTE DE AZEVEDO E A PROFª CAROLINA RIBEIRO

01/06/2023
Foto:usp.br/niephe/mulher-inovadoras /carolina-ribeiro
Foto:usp.br/niephe/mulher-inovadoras /carolina-ribeiro

PORMVA

Um país se constrói com a educação dos jovens, que deve ser de alta qualidade. Assim pensava o Conde José Vicente ao projetar para o Alto do Ipiranga uma escola primária chamada Grupo Escolar São José.Para executar o seu projeto educacional, José Vicente buscou uma das professoras mais brilhantes e experientes de São Paulo, Carolina Ribeiro. A educadora descreveu assim seu primeiro encontro com ele:

"Foi por volta de 1920. Certo dia apareceu em minha casa um senhor alto, magro, cabelos inteiramente brancos, impecavelmente vestido. Tudo em sua pessoa impunha respeito, emanava nobreza e dignidade. Era o Dr. José Vicente de Azevedo? Eu perguntei, o deputado?..., o professor?- "Apenas um criado para a servir", foi a resposta dele.

Foi longa nossa primeira conversa: Seus projetos e planos eram tão grandes que em três vidas que alguém pudesse viver não conseguiria realizá-los todos. O Grupo Escolar São José era um deles; seria uma casa de educação católica onde os pais, enviando seus filhos, depois os recebessem instruídos, bem educados e colocados assim num degrau mais alto da cultura e da formação moral.

Fui logo conquistada por suas ideias e me pus a sonhar com todo o bem que poderia vir a fazer por meio de uma escola assim, com professores escolhidos que vissem a profissão como uma espécie de sacerdócio. Professores que compreendessem que hão de dar contas a Deus da sorte de cada criança que lhes foi confiada, um dia, para ensinar..."

Carolina Ribeiro foi diretora do Grupo Escolar durante oito anos. Ocupou, depois, vários cargos na administração pública chegando a ser a primeira mulher Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

A escola primária que ajudou a criar no bairro do Ipiranga chegou a ser considerada o principal estabelecimento de ensino particular da cidade, um verdadeiro modelo em sua época.

Esta e outras histórias estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da FUNSAI.

Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua conectada com o nosso bairro? Fale conosco!

Tel.: (11) 2215-6900

E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br