A magia dos palcos e por trás das lentes

01/08/2021
Foto: Facebook/Galpão dos Lobos
Foto: Facebook/Galpão dos Lobos

Você já se perguntou o que a fotografia e os artistas de teatro têm em comum? Pode-se imaginar que eles não tenham nada de parecido, mas se pararmos para analisar a fundo, ambos nos contam uma história, seja ela real ou fictícia, nos mostram com um olhar diferente algo que podemos ou não conhecer.

As fotografias nos mostram belezas de formas inimagináveis, ângulos e olhares diferentes que talvez não imaginamos existir ou passe despercebido. Por trás de cada lente há uma pessoa que eterniza momentos ou até mesmo algo que poderia nem ser notado, a captura de uma imagem pode ser o registro de uma experiência que jamais será esquecida, que sempre nos trará um misto de emoções e recordações que se tornaram eternos, não apenas em nossas memórias, mas sim em fotografias que podem ser compartilhadas com mais pessoas.

Assim como a fotografia, os artistas de teatro também nos fazem vivenciar momentos e emoções únicos. No palco temos todo o trabalho da interpretação, iluminação, cenário, figurino, sonoplastia,que nos levam a outros lugares, tempos e histórias. Ali, sentados, como meros espectadores, somos atingidos por uma experiência mágica que fica eternizada em nossas memórias e corpo.

Foto: Wendel Campos
Foto: Wendel Campos

Sabe o que mais os artistas de teatro e a fotografia têm em comum? Ambos são comemorados no mesmo dia, 19 de agosto, e os dois tem uma história muito rica do porquê a data foi escolhida.

O Dia do Artista de Teatro, comemorado apenas no Brasil, foi instituído em 1978, ano em que a profissão foi regulamentada. Essa homenagem é voltada a todos os profissionais que atuam no teatro, não apenas atores, roteiristas e diretores, mas também aos profissionais da equipe técnica, como iluminadores, figurinistas, sonoplastas, produtores e, todos os outros que compõem uma Cia. Teatral.

Foto: Engin Akyurt
Foto: Engin Akyurt

Já o Dia Mundial da Fotografia foi criado em homenagem ao surgimento do primeiro equipamento capaz de capturar uma imagem, o daguerreótipo, método que foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, em 1839.  

Por QUIXOTE